Do Orgulho de Ser Brasileiro

A classe media way of life é a minha fonte de renda. Trabalho pra essa gente. Convivo a maior parte do tempo com eles. E todos votam Serra.

O pai do meu chefe já falou que época boa do pais foi durante  a ditadura. Pois bandido que ia pra cadeia não voltava.  Não tinha viado nas ruas. E as mulheres andavam vestidas. Juro por Deus. Eu não inventei nada disso.

E dai a gente tava na casa desse senhor. E eu nem perco meu tempo argumentando com essa gente. E eu fico calado e fazendo o que eu tenho que fazer enquanto eles falam sobre o terrível futuro que  aguarda o brasil no governo Dilma. E dai um deles falou que o pt dividiu o país. E que a classe media e os ricos não iam ficar parados enquanto o Brasil estava sendo tomado por uma horda de petistas analfabetos.

E dai eu não aguentei e me meti.

Não é bem assim né ? O Brasil sempre foi dividido. Só que agora as coisas meio que começaram a andar como se deveria. A parte baixa da piramide descobriu que pode escolher governantes que atendam seus anseios. E a classe media ocupou o espaço que de fato lhe cabe: minoria. E eles estão desconfortáveis demais com essa posição. Apesar de ainda ter parte do dinheiro eles não mandam mais politicamente no país. Por isso o rancor contra a eleição da Dilma. Estão vendo a caravana passar, estão latindo furiosamente e  a caravana não parou pra lhe jogar ossos pra agradar.

O lula mostrou que é possível governar sem precisar pedir a benção da classe média. São paulo, a vitrine do beija mao classista está quase caindo no colo do pt. Pode ser que o Mercadante não pegue o governo. Mais vai ser por pouco. E vai ser um golpe duro.

Porque eu acho que o PSDB se tocou que vencer em são paulo é mais importante que levar a presidência. Que já tava perdida desde de sempre.  Eles é que custaram a acreditar.

A Historia do pais se tornara mais rica com a eleição de Dilma. Mas acho que o pt sairia vencedor mesmo que fosse o Pallocci ou o Dirceu  os escolhidos por Lula.

Eu começei a elencar uma serie de melhorias que a população mais baixa teve no governo lula. E todo mundo da sala começou a chiar que estávamos vendendo o pais a troco de bolsa família.

Dai eu falei que eu tinha minha casa graças ao governo lula. E a minha irmã tava na faculdade graças ao governo lula. Se eles  vão votar no Serra com medo que a vida deles MUDE  pq a população pobre não poderia votar em Dilma na ESPERANÇA que a vida delas continue mudando como a minha mudou ?

Dai eu argumentei que estávamos todos ali falando sobre “eles” os pobres como se fossem uma especie de girafa exótica e não como cidadãos do nosso próprio pais. E que essa divisão sempre existiu. Não foi o PT que inventou.  O que mudou e que os de baixa renda pararam de ver as politicas publicas como esmolas e sim OBRIGAÇÃO do  governo que elegemos pra isso.

Acho que esse será o maior legado que o governo lula nos deixará.

O orgulho que os cidadãos de baixa renda adquiriram ao perceber que NÃO SÃO cidadãos de segunda classe como todos os outros governos nos fizeram acreditar.

4 comments on “Do Orgulho de Ser Brasileiro

  1. Andre, voto e sempre votei (depois que passamos a ter direito) em candidatos de centro-esquerda.

    Primeiro os do PMDB, depois os do PSBD e outros do PT, PV, etc.

    Não votei no Lula.

    Sei de muito podre do Zé Dirceu, brother da Dilma (como sei de podres da direita, centro e eteceteras).

    Isto posto, digo que apesar disso concordo muito com teu post.

    Venho de família classe média alta.

    Meu pai chegou a ganhar bom dinheiro entre os anos 70 e meio dos 80.

    Sofreu acidente, ficou paraplégico. Nossa vida mudou mas continuou confortável.

    Ele, como eu, é de centro-esquerda.

    Hoje, seculo 21, meu pai tem 73 anos. Minha mãe, 79.

    Ele toma muitos medicamentos caros por conta de sua fragilidade. Minha mãe tem alzheimer. Remédios caríssimos também.

    Nos 8 anos de governo PT quem segurou a onda desses medicamentos foi a política Lula.

    As farmacias populares e os médicos familiares do interior é quem seguram – dignamente – a situação de meus pais.

    Vc como cara inteligente que é deve estar entendendo o que quero dizer.

    Mas eu torço é pra que qualquer político do presente/futuro perceba que: o que importa são as pessoas, o bem comum.

    Ideologia, eu não quero uma pra viver.

    Eu só quero governo que governe. Mesmo votando no PSDB.

    Sorry pelo coment meio post.

    😉

    • Então. Eu entendi demais o seu ponto. Pra mim é isso. O psdb teve a chance de fazer e nao fez. Se tornou pagina virada da historia. O Futuro é quem faça mais pelo maior numero de pessoas possível. E isso o governo lula fez. Nunca antes um governo pensou em solução de moradia pra pessoas como eu. Que nao tinha credito e nem como financiar. O governo lula pensou. E hoje eu tenho onde morar. Se eu tenho onde morar vou poder pensar em ter uma familia. Com isso o país nao para de avançar. E eu só uma pessoa só. Imagina quantas pessoas tem historias parecidas com a sua. com a minha. Isso é pensar nas pessoas antes de tudo. E pensar um país.

  2. O simbolismo que existe na eleição do Lula e da Dilma (seja por causa da origem no caso do Lula, seja por causa do sexo no caso da Dilma) vai muito além de politica e a classe media tá custando a sacar ou sacou e nega, pois os tira de sua zona de conforto onde estão há 500 anos. A pobreza nao, ja sacou faz tempo que por eh ai mesmo que podem se dar bem alguma hora, pois se beneficiam diretamente dessa politica social, sentem mais rapido e com maior eficácia esses avanços aí. Enfim, é nóis na rampa 🙂

Deixe um comentário

