O Senhor do Jardim

 

 

No centro de Vitoria tem um teatro. E é uma beleza de teatro. Construído na década de 20 quando teatro ainda se escrevia Theatro ele guarda em sua fachada e nos imponentes camarotes ecos de uma  época onde a cidade pertencia a seus moradores.

Em frente a esse belo teatro tem uma praça. E ela está sempre cheia de mendingos, ambulantes, pedintes, engraxates e homens de terno cafona que berram a palavra de Deus em caixas de som que mais parecem ninhos de baratas. A cidade não mais pertence a seus moradores, pois o lugar e perigosíssimo a noite. E os frequentadores do belo Theatro não mais podem aproveitar as grandes e frondosas arvores da praça em frente.

Nessa praça tem um jardim. E é uma beleza de  jardim. A prefeitura é bastante zelosa e tenta arborizar e humanizar esses espaços que outrora eram nossos. Só que esse jardim tem um toque que os demais não tem. Esse jardim tem um mendigo que cuida dele.

E dai eu fiquei vendo aquele velho senhor, tão maltrapilho e esfarrapado alheio a toda confusão a sua volta delicadamente retirando as folhas e entulhos que impediam as flores de crescer.

E dai eu fiquei pensando se mais alguém estaria pensando na ironia da situação. Um senhor que foi descartado pela sociedade como lixo humano  e que todo mundo via apenas como um estorvo e uma fonte de perigo e desconfiança tentando colocar com as próprias mãos um pouco de cor e beleza em uma praça tão desprezada por todos.

 

A cidade do  velho Theatro  não existe mais. Na cidade onde o teatro ainda resiste coube a um velho senhor maltrapilho me lembrar que aquela cidade ainda não esta completamente perdida.

 

E que ainda há beleza no mundo porque as flores ainda nascem.  Tem alguém cuidadoso pra lhe tirar os entulhos da frente.

Anúncios

One comment on “O Senhor do Jardim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s