Dia 5 – Atriz e Ator Preferidos

Eu fui vendo Bette Davis de tras pra frente. O primeiro filme dela que eu vi foi eventualmente o ultimo. A Madrasta. Que era um filme picaretissimo que ela abandonou pela metade.

Eu tinha comprado uma coleção de revistas SET. E tinha uma materia que sobre a Jodie Foster que morava num apartamento que foi dela. E que os fans ainda deixavam flores e maços de cigarros na portaria pra velha dama.

Eu gostava da Jodie Foster. Era a minha atriz favorita até então.

Dai eu vi esse filme A Madrasta e era um filme ruim. Então eu fui na locadora e peguei As Baleias de Agosto.

Esse sim era um filme bom. Tinha a antiga realeza de Hollywood: Bette Davis, Lilian Gish e Vicent Price.

Foi o ultimo filme da Lilian Gish. Que já tinha sido musa do cinema mudo tendo estrelado em 1915 O Nascimento de uma Naçao.

 Todo mundo cita A Malvada. Mas o filme da Bette Davis que eu mais gosto é O que Teria Acontecido a Baby Jane. Onde ela faz chover e ventar como a envelhecida e louca ex atriz mirim irmã da tambem grandiosa Joan Crowford. E é chocante ver o destemor e o desepego com que Bette Davis destroi a própria imagem em prol do papel. Outra delicia e saber que Bette e Joan SE ODIAVAM e as filmagens foram uma verdadeira batalha de sangue de egos. Com Bette estragando varias cenas da rival quase enlouquecendo o diretor.

Edward Norton.

Já ele eu acompanhei na sequencia certa. Roubando o flme As duas faces de um crime do Richard Gere interpretando um jovem acusado de assassinato que alega ter dupla personalidade. Exalando furia e perigo como o racista que leva sua família ao limite em A Outra Historia Americana. Dando estofo dramatico a brad pitt em Clube de Luta entre muitos outros. Norton e um ator especial porque ele tem essa cara comum. Que você encontraria no metro por exemplo. E ele não tem nenhuma marca interpretativa ou cacoete que você possa reconhecer. Ele sempre cria seus personagens do zero. E lhes dá a cara, a olhar e o tom que eles tem que ter. E você nunca acha o verdadeiro Edward Norton em nenhum de deus personagens. Ele é um completo enigma.

7 comments on “Dia 5 – Atriz e Ator Preferidos

  1. Eu te odeio por ter citado Baby Jane, tsá? Mentira. Amei demais tuas duas descrições. Bete Davies era mágica. Com ela no set, não tem pra ninguém. Pensei muito em colocar o final de Baby Jane no item da sequência, porque é estonteante. E Edward Norton tem exatamente isso que vc diz: ele pode ser qualquer um. Já foi assim com DeNiro, com Al Pacino, e não há hoje atriz que corresponda a ele – por isso até escolhi Liz, que era diva.

  2. É a minha atriz preferida (tô terminando o post). Perfeita. O Norton é incrível, gosto mesmo da versatilidade dele (embora, veja só, um dos atores que mais gosto seja o menos versátil EVER: Wayne. Era sempre o mesmo, mas era impressionantemente bom no que era e representava muito mais do que a si mesmo, representava um estilo, uma geografia e um conjunto de valores. é um bocado de coisa pra levar pra tela, né)

    • esse estilo, essa geografia e esse conjunto de valores sao tipicamente americanos e ultrapassados. e dai eu nunca consegui me conectar eu acho. E dai sobra só um cara muito feio que so conseguia fazer duas ou tres expressoes. [ alias, os atores do passado eram bem feios. gente, kd boys magia ? ]

      • Sou completamente ultrapassada, rs. Ma, olha, mesmo com todo o racismo e a bobageira do homem desbravador, tem umas metáforas nos faroestes que me comovem. Além disso, há uma linda discussão que é o único gênero essencialmente cinematográfico, então acho que tem uns méritos nesses filminhos antigos. E sério que vc não acha Montgomery Clift ou Gary Cooper um sonho?

Deixe um comentário

