Dia 26 – Unha e Carne (Melhor Amizade)

A Guerra dos Botões  Yves Robert – França – 1962

A trama do filme e simplíssima:

 “A volta às aulas desencadeia, a cada ano, as hostilidades entre os alunos de dois vilarejos. O que está em jogo na guerra: botões, cintos, suspensórios, cadarços de tênis.”

Como os alunos tem entre 7 e 12 anos e vivia-se num tempo antes da tv e do radio e dos  jogos de computador as hostilidades são questão de honra e o centro onde gravitava as identidades de cada um dos exércitos. Sim, temos exércitos inimigos entrincheirados.

Nesse filme aprende-se que a amizade e irmã gêmea da lealdade. E ambas são primas da inimizade. E quando elas são vizinhas da dificuldade a união entre amizade e lealdade se tornam indissociáveis.  E logico que a inimizade tem outros parentes: inveja e o ciúme que tentam a todo custo acabar com a amizade.

Mas são meninos de 7 a 12 anos como eu já falei. E estão nesse exercito. E precisam vencer. Então eles estão unidos. A infância ao contrario do que se pensa não e uma época idílica. É uma guerra. Uma guerra pra ganhar botões.

Anúncios

3 comments on “Dia 26 – Unha e Carne (Melhor Amizade)

  1. Ver esse filme aqui me trouxe à tona uma série de lembranças. Quando eu era criança, todo sábado de manhã íamos à locadora e escolhíamos alguns filmes pra assistir no fim de semana. E me lembro do meu pai pegar esse filme e dizer que assistiu quando era criança, resumiu a trama pra gente e ria gostoso da solução super inventiva dos meninos. Dava pra ver que ele tinha um carinho especial por esse filme, hoje vendo em retrospecto percebo isso ainda mais claro.
    Só que nunca chegamos a alugar essa fita: os desenhos animados disparavam na minha preferência e ele sempre acabava ficando “pra um outro dia”… que nunca chegou.
    Meu pai morreu no final do ano passado, e qualquer coisa q me lembre ele acaba tendo um efeito bem nostálgico em mim – triste, porém agradável ao mesmo tempo.
    Acho que vou procurar esse filme pra baixar e assistir pensando nele. Ele passou numa mostra de Dia das Crianças na minha cidade, mas não consegui ver por conta do horário ingrato.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s