VOCÊ NÃO !!!

 

 

Ontem o twitter ferveu com o caso do humorista que teve que se explicar a policia sobre uma piada racista. Dai entrou a turma do deixa disso dizendo que não era bem assim. É só uma piada, estupido. O humorista em questão ficou chatiadissimo por que poxa, eu sou um cara tao bacana, imagina se eu seria racista.

 

Hoje eu tive que ir na Policia Federal dar entrada no passaporte. O setor de passaportes e vistos da policia federal é uma especie de  Caaba do Classe Media Sofre. Todo devoto da religião precisa peregrinar até lá uma vez na vida.

Eu tinha horario marcado e como não sabia chegar no local fui cedo demais. Tava um caos. Eu me sentei bem perto da mocinha que confirmava os agendamentos. Sem nada pra fazer eu começei a observer o trabalho da moça.  A mocinha era uma finura com as senhoras bem vestidas e o senhores de terno e gravata.  Já com o povo mais ralé [ meu caso ] ela era objetiva e direta. Nisso chegou uma moça alta, imponente, de nariz empinado e usando trancinhas nagô. Deu sei lá o que de errado nos documentos dela e ela precisa da ajuda da mocinha. Nisso chegou um rapazinho de terno e gravata e começou a perguntar coisas pra mocinha do agendamento. Que respondia e sorria. Dai a moça alta pigarreou e disse que a vez AINDA era dela. O rapaz lançou um olhar exasperado pra mocinha do atendimento e recuou.  Dai a mocinha perguntou pra moça alta: o que VOCÊ ainda não entendeu ? A moça alta nem piscou: VOCÊ NÃO, sou tão SENHORA quanto o SENHOR aqui [ fez um gesto em direção ao rapaz de terno que tinha passado pra tras ]  que passou na minha frente.

Eu cai da cadeira.

A moça alta evidentemente era negra. Como eram negros ou morenos todas as outras pessoas que a mocinha do agendamento tinha tratado por você. Senhor e Senhora ela só tinha usado pras madames brancas e os moços todos brancos de terno e gravata.

A moça alta pescou muito mais rapido do que eu a sutileza do tratamento diferenciado. Ela reconhece isso mais rápido por que vivencia isso mais de perto do que eu.

Quando ela alterou a voz todos os olhares se voltaram pra ela. Que ficou impassivel esperando a mocinha terminar de resolver sei lá o que eles estavam resolvendo.

 

É muito fácil pra quem não é negro e não é alvo de racismo seja ele velado ou declarado dizer como e de que jeito um negro deve se comportar diante do racismo.

A moça alta já tem a lição na ponta da lingua: VOCÊ NÃO !!!!

 

2 comments on “VOCÊ NÃO !!!

Deixe um comentário

