Feijão Preto.

Estou fazendo um curso de Garçom. E é num hotel escola referencia na área. Um lugar lindo onde se aprende a servir em restaurantes e hotéis de luxo. E dai eu não deixei de ser eu só porque estou servindo mesa.  E  tem coisas que eu não deixo de reparar. Como hoje. Nossa primeira aula pratica lidando com o publico diretamente. Nesse hotel escola tem uma feijoada tradicionalíssima. Coisa de fina de R$100,00 por cabeça.  O lugar lotado.  Dai uma mesa me chamou. E era uma família bem grande. mãe, pai, avó, avô, netinhos e uma criança deficiente sendo servida por uma babá.  A moça não tava de uniforme branco [ em outras mesas havias babás de uniformes ] e era a unica que não estava comendo ocupada servindo a criança. E era negra.

Dai eu olhei pro salão. E não, não havia nenhuma outra pessoa negra. Puxei pela memoria a mesa do café da manhã e também não me lembrava de ter visto nenhuma pessoa negra. Dai eu olhei para os garçons. Tanto os do hotel quanto os do curso. Do hotel não havia nenhum. Do curso tem um rapaz e uma moça. Curiosamente nem o rapaz e nem a moça estavam no salão, ambos estavam desenvolvendo outras atividades em lugares internos do hotel e da cozinha.

Chega a ser irônico que no dia que é servido um prato que os escravos nos deixaram como uma das maiores heranças e identidade do povo brasileiro os únicos pretos naquele  nobre salão eram a babá e o feijão.

 

One comment on “Feijão Preto.

  1. adquiri esse hábito e é bem difícil deixá-lo de lado. o mais interessante é que adquiri esse hábito há pouquíssimos anos, apesar de algum tempo, de forma racional, ser atenta a questões raciais. É impressionante que mesmo pra alguém com um discurso de igualdade, VER a realidade com algum tipo de lucidez é bem difícil.

    conheci seus escritos hoje.
    obrigada.
    🙂

Deixe um comentário

