Chi Chi DeVayne Feat Cotas

maxresdefault

 

Essa semana o Facebook me lembrou que faz 04 anos que escrevi esse post sobre cotas raciais. E já falamos muito sobre o assunto. E nunca é o suficiente. Então vamos falar mais obviamente.

Os estudos sérios em geral concordam que os cotistas tem um desempenho similar ou superior em relação aos alunos não cotistas. Contradizendo aquela máxima de que eles iriam nivelar o ensino superior pra baixo.

Outra coisa maravilhosa que aconteceu é que os cotistas ( tanto sociais quanto raciais ) deixaram de lado a vergonha e o constrangimento por suas dificuldades e pobreza. Agora é motivo de orgulho e celebração ter superado as adversidades. O lugar de onde você vem não determina quem você é mas te ajuda a lembrar do porque você é desse jeito e não de outro.

Dai a gente volta pra Chi Chi Devayne. Que entrou em Ru Paul Drag Race meio que como cotista. Uma drag de muita atitude e vontade, mas com roupas de segunda mão, maquiagem pavorosa, perucas mal penteadas, sapatos baratos, vestidos feitos de saco de lixo e cola. As criticas tanto dos jurados quanto dos fãs é que ela não estaria no mesmo  nível das outras. Tudo o que ela fazia soava barato e de segunda mão. Por mais que ela se esforçasse as roupas pareciam de liquidação da 25 de março.  Ao longo da temporada ela foi oscilando momentos ótimos com derrapadas. Assim como qualquer pessoa que teve abrir o próprio caminho a socos e pontapés ela sempre reagia mal quando era criticada. Ficava nítido o quão frustada ela ficava por não ter conseguido fazer algo bom. Mas ela foi ouvindo. Foi aprendendo com os jurados, com os colegas e as criticas e aconteceu algo maravilhoso: ela chegou entre as 04 melhores.

E assim como os cotistas, Chi Chi Devayne abraçou suas origens, fez as pazes com seu sotaque caipira, aprendeu a ter orgulho das dificuldades que passou e deixou a competição em quarto lugar, mas do tamanho que sempre teve: Um talento genuíno, original e único que mesmo todas as dificuldades não conseguiram destruir.

Maravilhosa.

tumblr_o535vk3hfq1v4yemto1_500

 

 

 

 

Anúncios

One comment on “Chi Chi DeVayne Feat Cotas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s