O que o Feminismo fez comigo.

kimandjimmyvertigo
Assisti Um Corpo que Cai ontem. Que eu achava que nunca tinha visto, mas com a cena da escada eu lembrei que já tinha visto. Ou eu vi a cena no youtube ou em outro filme e criei uma memoria falsa achando que vi quando na verdade não vi. Ou posso só ter esquecido mesmo. Coisas da idade. Nunca saberemos ao certo.
 
Mas eu queria falar sobre o que acontece depois da cena da escada. Porque o James Stewart reencontra a Kim Novak no meio da rua. Ela ta com umas roupas cafonas e uma maquiagem horrenda. E ele acha que ela é ela mas não tem certeza porque ela ta muito cafona naquela roupa e uma coisa que a Kim Novak nunca foi nessa vida é cafona. Dai ele a segue até o hotel. Invade o quarto dela. Insiste em falar com ela. E como ela tá apaixonada ela acaba concordando em sair com ele. Dai começam os problemas: Ele é obcecado pela Kim que ele acha que morreu. E força a Kim que esta viva a trocar de roupa, de maquiagem, de cabelo. Ela está desesperada com medo que ele descubra que ela é a Kim que morreu. E ela diz uma milhão de vezes não. E ele a força a fazer o que ele quer. Ele quer que ela deixe de ser a Kim que está viva pra se tornar a Kim que morreu por quem ele acha que esta apaixonado. Mas na verdade ele não tava apaixonado pela Kim que morreu. Ele só queria salva-la. Essa Kim que não morreu ele também não dá a minima pra ela. Ele só quer que ela seja outra pessoa que ele idealizou. E ele força tanto a barra que a Kim que está viva acabando tendo o mesmo destino trágico da Kim que morreu: Elas morrem na mão de homens quando eles percebem que elas não tem mais utilidade.
Dai eu me mexi desconfortável na cadeira: Gente, isso é machista pra caralho.
E lembrei do Teste de Bechdel:
 
1. Tem no mínimo duas mulheres, com NOMES.
 
2. As mulheres conversam uma com a outra
 
3. Sobre alguma coisa que não seja um homem.
 
De três regras simples e claras o filme falha em duas delas. Reprovadíssimo. 
O teste de Bechdel não é pra saber se o filme é machista ou não.  Mas dá uma ideia de como o gênero esta sendo representado.
 
Dai vem aquele frio na barriga: Porra Hitchcock, até você ?
3 comments on “O que o Feminismo fez comigo.

  1. eu sou uma feminista muito de araque, Depois de marcar minha posição claramente, posso dizer que prefiro a companhia de Freud que do feminismo pra ver esse filme. Que é o amor senão tentar dar o que não se tem de alguém que não sabe que o que quer? E na hora que esse alguém acha que sabe o que resta é a morte, do amor ou do objeto amado que se limita a um resto sem brilho do que se desejava?

Deixe um comentário

