Looking: The Movie

920x920

Eu tava vendo looking o filme  e tem uma cena muito boa. Acho que é a unica cena boa porque é um filme bem esquemático que encerra uma serie muito esquemática e muito vazia. A cena boa é um dialogo entre o protagonista de 30 e poucos anos e um jovem de 20 depois de uma cena de sexo. Eles conversam sobre relacionamentos. E o Paddy fica muito surpreso com a maturidade emocional do garoto. Coisa que ele nunca conseguiu desenvolver. Dai ele pergunta quantos namorados o garoto teve. Ele diz que vários. Começou a namorar com 16 anos. O Paddy começou a namorar com 30 anos.

1208835634_f

Eu fiquei bastante tempo sem frequentar ambientes gays. Não vou entrar muito nos detalhes mas eu já tinha jogado fora a toalha de relacionamentos e vontade de conhecer gente nova. Tava bom ser a velha solitária dos gatos. Fui tirado da minha clausura por um amigo de 20 anos. O menino é um guerreiro. Trabalhava como ajudante de cozinha, ganhava menos de R$ 1000,00 por mês ( MÊS ) morava sozinho pagando aluguel, tudo por conta dele e ainda apertava as contas pra sobrar um dinheirinho pra comprar roupa nova e ferver numa boate meio espelunca em outra cidade. Aquela vibe de correr pra pegar o ultimo ônibus pra ir e ficar ate ter o primeiro ônibus pra voltar. Dai eu ia com ele claro. E ele conhecia muita gente do mesmo jeito que ele: meninos novinhos, batalhadores que ganhavam mal e moravam em lugares ruins mas não perdiam a chance de alisar o cabelo pra ferver na tal boate uma vez por mês. Me divertia demais. Os meninos eram ótimos, todos leves e desencanados. E eu aprendi com eles a ser mais leve. E dai aquelas coisas que eu falei no inicio que me afastaram do meio gay perderam ainda mais o sentido. Esses meninos não sofriam e nem tentavam ser outra coisa. Eram gays e pronto. Todos os perrengues que eles enfrentaram vem do fato deles serem pobres. Ser gay não é um problema. Não que eles não sofressem preconceito e nem nada. Não é isso.  Eles nunca cogitaram outra coisa. E eu durante anos tive um problema central na minha vida: COMO EU DEIXO DE SER GAY ? Que é uma variação dos problemas dos meninos gays da minha geração: deixar de ser gay? se aceitar como ? contar pra família como ?

Nesse exercício inútil, que não deixa de ser inútil mesmo sendo justificado pela sociedade que eu fui criado,  eu perdi um tempo muito grande que eu poderia ter aproveitado de inúmeras outras maneiras.  Enfim.

Voltando a Looking. Eu sempre achei o Paddy um poço de imaturidade e narcisismo. E eu nunca comprei a ideia da HBO de faze-lo protagonista. Uma serie gay em 2016 com personagens de 30 e poucos anos que ficam o  tempo inteiro rodeando em volta do umbigo e falando de namoricos não me parecia uma boa ideia. Mas dai com essa cena do garoto com o Paddy eu tive o estalo: Essa dificuldade cronica em amadurecer e evoluir não era só do Paddy mas sim DESSA  geração. Que a gente estacou numa eterna adolescência por que o passo seguinte: namorar, casar e ter filhos era um abismo que não existia. Pra que amadurecer sendo que a sociedade não permite, não aceita e não deixa que você de o passo seguinte ? E fazia todo o sentido do mundo a serie tão vazia, autocentrada e politicamente correta terminar com o passo seguinte na vida de qualquer cidadão branco de classe media: um casamento. Que hoje é possível. Antes não.

Meu amigo de 20 anos não se angustia com namoricos e relacionamentos porque na vida dele mais urgente é desenvolver uma carreira, conseguir uma casa, se estabilizar financeiramente. Ele namorica e se relaciona mas não tem angustias com essas coisas porque  não é pra agora. E sim pra mais adiante. Agora ele só tá juntando experiencias pro verdadeiro relacionamento.

PS:  a segunda foto é o camarim da boate Papa G no rio de janeiro. Um lugar muito parecido com o que eu frequentava com o meu amigo afeminado, do meio e nada discreto. ❤

3 comments on “Looking: The Movie

Deixe um comentário

