Skam

Eu adoro filme/serie High School. Qualquer porcaria que se passe em um colégio ganha automaticamente o meu interesse. É uma fase da vida que eu vivi muito mal ( assim como todo mundo ) porque envolve uma serie de mudanças drásticas em um curto período de tempo ( a adolescência ) num dos ambientes mais hostis e cruéis da nossa sociedade ( uma turma do ensino médio ). É uma fase da vida onde absolutamente tudo é possível e ao mesmo tempo nada é muito certo ou faz muito sentido.  Você é ao mesmo tempo prepotente, arrogante e auto suficiente como um ditador norte coreano como também é infantil, imaturo e inseguro como esse mesmo ditador ( além de burro pra caralho ).

Enfim. Comecei a ver uma web serie norueguesa chamada SKAM.  Que se passa em um colégio em Oslo e se debruça sobre o cotidiano de cinco meninas envolvidas com as turbulências dessa fase tão complicada e fascinante da vida.  As meninas não seguem exatamente aqueles esteriótipos e clichês que você veria em um gossip girl da vida. Mas como todo mundo nessa fase elas buscam aceitação e afirmação de seus pares e se sentem desconfortáveis consigo mesmas e com o mundo.

E eu resolvi tirar a poeira desse blog pra escrever sobre uma cena. Que é quando uma delas, desiludida com o termino de um namoro, aceita bebida de um estranho. E  acorda nua na cama desse estranho. Dai o episodio vai acompanhando o desenrolar dessa tragedia que é cotidiana pra nós: ela sai correndo culpada, tenta se esconder das consequências, se martiriza por ter sido tão fraca, sofre calada e sozinha com medo do julgamento das amigas. o cara a chantageia querendo sexo em troca de silencio.  Ela não sabe ao certo o que aconteceu, nem o que ela deixou acontecer ou não. Ela não lembra. E nessa angustia procura as amigas: EU ACHO QUE FUI ESTUPRADA. E dai tem o pulo do gato da cena. Não existe um segundo de hesitação em nenhuma das amigas: Não é certo você se sentir assim.  Todas as diferenças são colocadas de lado e o apoio é incondicional.  Elas resolvem juntas o que devem fazer a seguir, vão juntas a delegacia. Dessa força a menina desiludida reencontra a própria força e a própria voz. Ela que sempre foi a mais madura, forte e articulada de todas. E o nosso choque por te-la visto tão vulnerável  e desemparada se transforma em admiração por ve-la tao confiante e segura no confronto com o agressor.

Por que essa cena me chamou tanto a atenção ? Porque ela se passa em Oslo na Noruega. Um dos melhores países do mundo pra mulheres viverem, onde a desigualdade de gêneros quase não existe. Um pais que leva muito a serio a agressão as mulheres e que tem leis severas pra agressores. Se nesse pais tão serio, rico e correto uma adolescente passe por essas angustias ao sofrer um ataque sexual imagina as adolescentes dessa pobre e esquecida terra de vera cruz.

Anúncios

One comment on “Skam

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s